BIM

Building Information Modelling

Trata-se da criação de modelos digitais dos objetos destino dos nossos projetos de conceção. O processo engloba não só a reprodução geométrica digital dos objetos, mas também a incorporação de parametrização quanto a aspetos técnicos, comerciais, qualitativos, manutenção e operação dos mesmos.

Já não é suficiente representar o edifício nas suas habituais vistas de projeto, plantas, alçados e cortes, mas incorporar também as vistas tridimensionais e respetiva aplicação de materiais, sombras e outros elementos que permitem antecipadamente visualizar o efeito final do projeto em curso.

Para lá desta realidade pode incorporar-se informação específica em cada elemento em presença no projeto, podendo dele ser extraída a informação necessária quer à construção, à manutenção quer à operação.

São características intrínsecas destes processos a visualização 3D, permitindo visualização detalhada de edifícios e sistemas técnicos, facilitando a compreensão do projeto, a sua instalação, a deteção de colisões entre sistemas e antecipar para a fase de projeto a preparação de obra.

A possibilidade de diversas equipas trabalharem em simultâneo sobre um mesmo modelo 3D permite que, quase em tempo real, cada especialidade esteja a observar a evolução das restantes, permitindo tomar decisões de coordenação espacial de forma rápida e eficaz.

A parametrização dos diversos componentes de uma instalação, permite que seja introduzida informação sobre o seu uso e manutenção, ajudando as equipas de manutenção ao longo do seu ciclo de vida.

A GM aderiu à tecnologia BIM no ano de 2012, tendo já uma elevada experiência na aplicação desta tecnologia que é utilizada em cerca de 90% da sua produção. A participação em projetos localizados em diversas partes do mundo, levou a que este processo fosse assimilado como forma primordial da nossa metodologia de projeto.

A revolução digital nas metodologias de projeto foi adotada desde o primeiro dia pela GM, estando atualmente em uso a produção de modelos correspondentes a “digital twins”, objetos que integram na sua versão digital toda a especificação, instruções de operação e manutenção dos objetos reais.

BIM e Sustentabilidade

O BIM pode também desempenhar um papel importante no que toca à sustentabilidade. Essencialmente a antecipação e resolução, para a fase de projeto, de problemas que habitualmente surgem durante a construção, permite otimizar e reduzir os tempos de implementação em obra do conjunto de especialidades técnicas de um edifício. 

As suas ferramentas e capacidade de parametrização dos mais variados elementos possibilitam uma análise profunda de todas as variáveis presentes em cada projeto. Assim, com recurso a previsões e simulações, o BIM permite:

BIM

Redução de perdas/desperdício em obra

Análise de viabilidade de sistemas

BIM
BIM

Gerir recursos de forma mais eficiente nas várias fases do projeto: pré, durante e pós obra, tal como na manutenção associada ao edifício

Coordenação e antecipação de interferências entre infraestruturas, evitando a necessidade de rever projetos e traçados em obra

BIM

Integrado na sua atividade, a GM pode prestar os seguintes serviços BIM:

1
Modelação de infraestruturas técnicas, onde se podem integrar os sistemas de ventilação e climatização, as redes hidráulicas e elétricas, infraestruturas de gás, etc.
5
Coordenação de especialidades técnicas BIM
2
Dos anteriores, podem retirar-se todos os desenhos necessários ao processo de construção, bem como extração de quantidades de materiais
6
BIM Manager
3
Permite integrar as fases de obra de forma direta incluindo as suas interferências
7
Todos os serviços incorporados na plataforma Autodesk ACC, desde a gestão meramente documental até ao trabalho colaborativo online
4
Parametrização dos componentes destas redes para inclusão de dados requeridos à manutenção (por exemplo: fabricante, modelo, condições de operação, ciclos de manutenção, etc.)